API constitui-se como Associação

A Ação Pela Identidade – API constituiu-se hoje enquanto associação. Esta era uma intenção dos seus fundadores desde o início deste projeto. Santiago D’Almeida Ferreira, fundador e co-diretor da comissão instaladora, declara que “mais do que sentir que uma etapa acabou, consigo sentir que conseguimos. Sinto-me realizado e feliz. Colocaram-se bastantes obstáculos pela frente, ao mesmo tempo que tivemos que continuar a mostrar trabalho e valor, mas acredito que nos conseguimos superar”.

“Fundar esta associação é um projeto antigo, para o qual estou a trabalhar intensamente à cerca de um ano e meio. Consegui que o meu projeto se tornasse real, com peso e significado. Somos cada vez mais pessoas envolvidas e não vejo limites para o que possamos fazer a seguir. Vejo uma estrada sem fim”, conta Santiago. No entanto, a API não tenciona perder o espírito que tem orientado a sua ação, “o que há de novo a partir de agora é que as pessoas já se podem associar, para podermos ter um projeto cada vez maior”, é o apelo do fundador.

No próximo dia 24 de outubro, a API estará a assinalar o Dia internacional de Ação pela Despatologização Trans. “Será a primeira iniciativa depois da formalização da API, portanto terá um significado especial, até porque além deste dia internacional, assinala-se também o Dia Municipal para a Igualdade”, esclarece Santiago, acrescentando: “é importante que as pessoas trans deixem de ser diagnosticadas como doentes mentais, e sejam encontradas alternativas para que estas pessoas tenham acesso aos cuidados de saúde que necessitam”.

Sobre outras prioridades para a organização, Santiago destaca a situação das pessoas intersexo: “é muito importante o consentimento e a informação transparente dada pela comunidade médica, e é ainda mais importante que bebés e crianças que nascem com condições intersexo deixem de ser mutiladas com cirurgias e tratamentos farmacológicos, simplesmente por causa da aparência e cosmética dos seus corpos”.

A API apresentou-se a público em março deste ano, e desde então tem se mantido bastante ativa, criando uma nova onda de solidariedade e cooperação entre a comunidade trans e intersexo. “Queremos agradecer a todas as pessoas que tornaram possível todo este projeto e, em particular, que pudéssemos dar este passo, tanto a quem ajudou com donativos, como de outras formas. Muito obrigado”, finaliza o co-diretor.

Advertisements

About the post

ATUALIDADES

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: