Intersexo

Sobre intersexo:

Pessoas intersexo nascem com características sexuais que não vão de encontro às normas médicas ou sociais para os corpos femininos ou masculinos. Como resultado, as pessoas intersexo sofrem estigma e discriminação.

As características intersexo são variações físicas nos genitais, cromossomas ou outros atributos relacionados com o desenvolvimento sexual. Existem imensas variações intersexo e vários tipos de corpos intersexo.

As pessoas intersexo têm um espectro vasto de diferentes orientações sexuais e identidades de género. As suas identidades de género podem corresponder com as suas atribuições à nascença ou podem ser escolhidas.

Outros termos para pessoas intersexo incluem-se: “hermafrodita”, “diferenças de desenvolvimento sexual” e também “Doenças de Desenvolvimento Sexual”. Alguns destes termos são fortemente contestados.

A palavra “hermafrodita” tem associações poéticas, médicas e biológicas. É reclamada por algumas pessoas intersexo, mas para outras tem uma conotação negativa e pode ser considerada como inapropriada ou enganosa.

Imensas pessoas têm “Doenças de Desenvolvimento Sexual” ou “DDS” porque são intrinsecamente consideradas doenças nas suas características intersexo, resultando numa anulação eugénica e em tratamentos pré-natais, assim como tratamentos cirúrgicos e hormonais irreversíveis durante os primeiros meses de vida, infância e adolescência. Os tratamentos na infância têm riscos permanentes comparáveis à Mutilação Genital Feminina: disfunção sexual e falta de sensibilidade. Estas intervenções acontecem sem consentimento das crianças e apenas com o consentimento condicionado dos pais devido à sua vulnerabilidade emocional.

Diferentes activistas argumentam que as “diferenças do desenvolvimento sexual” não desafiam o facto das características intersexo serem consideradas distúrbios visto que é impossível de destacar uma “DDS” da outra.

Mais informação:

 

Texto original e créditos: http://intersexday.org/en/intersex/

Anúncios

About the post

RECURSOS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: