Carlão e Boss AC contra racismo, transfobia, homofobia e qualquer tipo de discriminação

O single “E Se Fosse Contigo?” volta a juntar Carlão e Boss AC pela primeira vez em 11 anos num tema contra a indiferença e o preconceito.

Violência no namoro, homofobia e racismo são fortemente criticados pelos rappers, bem como a desculpa normalmente dada, “até tenho amigos que são”: “Sempre tão polido, até tenho um amigo, por isso não és racista, homofóbico, purista, por isso não és xenófobo, porco machista”.

As questões de diversidade de género não foram deixadas de fora e é feito mesmo um apelo à autodeterminação: “Se não estou bem no meu corpo e quero vê-lo corrigido, devo ser encorajado, nunca coagido. Queres decidir por mim boy? Como é que te atreves? Não conheces a minha vida, não podes, não deves!!“. O vídeo conta com a participação de Letícia Santos, uma mulher trans que tem partilhado o seu testemunho de vida em vários órgãos de comunicação social.

O inédito passa também por vermos as próprias pessoas a representarem as suas identidades. Carlão e Boss AC estão assim a mostrar a sua posição relativamente a qualquer tipo de discriminação, incluindo a que mais os afeta enquanto negros, valorizando o respeito pela diversidade. Focam-se também no facto de a indiferença a estas questões ser também a base da opressão.

O tema vem no seguimento de um programa da SIC, “E Se Fosse Consigo?”, a estrear segunda-feira e assinado pela jornalista Conceição Lino, e, tal como o programa, aborda, quer na letra – da autoria de Carlão e Boss AC – como no próprio videoclip realizado por Hugo Sousa e Rui Berton, várias formas de preconceito, discriminação e violência. “E Se Fosse Contigo?” é um tema inédito e criado em exclusivo para o genérico do programa.

Anúncios

About the post

ATUALIDADES

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: