O ANTI lab – Laboratório de ação Não-binária, Transgénero e Intersexo é um projeto imaginado para produzir conteúdo e informação ANTIviolência, ANTIrracista, ANTImisóginia, ANTIfobias sociais, etc.
Em 2020-2021, o ANTI lab foi cofinancidado pelo Fundo Social Europeu, ao abrigo do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) do Portugal 2020. Através desta operação gerámos um conjunto de materiais de sensibilização e um Manual de Referência LGBTI+, alinhados com a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não-Discriminação – Portugal + Igual, e em particular com o primeiro Plano nacional de ação contra a discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais, 2018-2021, para promover a desconstrução de estereótipos, assim como a prevenção e o combate à homofobia, bifobia, transfobia e interfobia na prática profissional de jornalistas e outros/as profissionais de comunicação.
Aceda aqui ao nosso Manual de Referência LGBTI+!
O nosso Manual de Referência baseou-se, além da experiência de ativistas trans e intersexo da Ação Pela Identidade com diferentes órgãos de comunicação social, na recolha de experiências de outras pessoas LGBTI+. Entre 18 e 29 de outubro de 2021, a nossa equipa realizou 18 ações de sensibilização na Escola Superior de Educação (ESEV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), abrangendo 534 estudantes e 12 docentes desta instituição de ensino superior. De entre as pessoas estudantes abrangidas, uma larga maioria considera que a informação recebida durante as sessões terá impacto no seu futuro. Destacamos também que a totalidade das pessoas avaliou positivamente as sessões, conforme se pode observar nos gráficos abaixo. Para mais informações sobre estas sessões, consulte o relatório completo.

Como materiais de sensibilização, gerámos a websérie ANTI lab. Visualize aqui o primeiro e o segundo episódio:
A Ação Pela Identidade é uma organização não-governamental fundada em 2011, e registada em 2015. No balanço de 10 anos de trabalho, sabemos que para uma ONG como a nossa, não basta existir… é preciso resistir! Fica a saber mais sobre a nossa história e a nossa relação com os media:
Para mais informação, consulte a nossa ficha de projeto e o relatório externo de avaliação, elaborado pela Transparente.
