ANTI lab: Manual de Referência LGBTI+ para jornalistas e profissionais de comunicação

O ANTI lab – Laboratório de ação Não-binária, Transgénero e Intersexo é um projeto imaginado para produzir conteúdo e informação ANTIviolência, ANTIrracista, ANTImisóginia, ANTIfobias sociais, etc.

Em 2020-2021, o ANTI lab foi cofinancidado pelo Fundo Social Europeu, ao abrigo do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) do Portugal 2020. Através desta operação gerámos um conjunto de materiais de sensibilização e um Manual de Referência LGBTI+, alinhados com a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não-Discriminação – Portugal + Igual, e em particular com o primeiro Plano nacional de ação contra a discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais, 2018-2021, para promover a desconstrução de estereótipos, assim como a prevenção e o combate à homofobia, bifobia, transfobia e interfobia na prática profissional de jornalistas e outros/as profissionais de comunicação.

Aceda aqui ao nosso Manual de Referência LGBTI+!

O nosso Manual de Referência baseou-se, além da experiência de ativistas trans e intersexo da Ação Pela Identidade com diferentes órgãos de comunicação social, na recolha de experiências de outras pessoas LGBTI+. Entre 18 e 29 de outubro de 2021, a nossa equipa realizou 18 ações de sensibilização na Escola Superior de Educação (ESEV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), abrangendo 534 estudantes e 12 docentes desta instituição de ensino superior. De entre as pessoas estudantes abrangidas, uma larga maioria considera que a informação recebida durante as sessões terá impacto no seu futuro. Destacamos também que a totalidade das pessoas avaliou positivamente as sessões, conforme se pode observar nos gráficos abaixo. Para mais informações sobre estas sessões, consulte o relatório completo.

Como materiais de sensibilização, gerámos a websérie ANTI lab. Visualize aqui o primeiro e o segundo episódio:

Episódio 1: ANTI interfobia

Episódio 2: ANTI transfobia

A Ação Pela Identidade é uma organização não-governamental fundada em 2011, e registada em 2015. No balanço de 10 anos de trabalho, sabemos que para uma ONG como a nossa, não basta existir… é preciso resistir! Fica a saber mais sobre a nossa história e a nossa relação com os media:

Para mais informação, consulte a nossa ficha de projeto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s