SOBRE

A Ação Pela Identidade – API é uma organização não-governamental liderada por jovens ativistas e direcionada para a defesa e estudo da diversidade de género e de características sexuais, incluindo a experiência das pessoas trans e intersexo. A API baseia-se na interseccionalidade das várias discriminações sentidas por quem procura o direito à sua própria identidade. Partimos de uma perspectiva de não-discriminação, abrangendo raça/etnia, sexo/género, situação sócio-económica, deficiência e religião, etc.

Visão: Uma sociedade informada sobre a diversidade de género e de características sexuais, incluindo a experiência das pessoas trans e intersexo, construída sob os valores da cidadania, dos direitos humanos e da igualdade de género.

Missão:

  • Garantir o reconhecimento das pessoas trans e intersexo como especialistas das suas próprias causas.
  • Promover a emancipação, a auto-determinação e a participação ativa de todas as pessoas trans e intersexo na sociedade.
  • Consciencializar as diferentes instituições e decisores políticos sobre as questões relacionadas com caracteristicas sexuais, identidade e expressão de género, numa perspectiva de direitos humanos, priorizando a eliminação de todas as formas de violência, discriminação e desigualdade.
  • Construir uma comunidade forte e consciente de pessoas trans e intersexo, que permita a interajuda e a partilha de experiências.

Valores:

  • Respeito pelos direitos humanos, com ênfase nos valores da liberdade e justiça.
  • Reconhecimento e promoção da diversidade humana, nomeadamente no seu aspecto cultural, económico, social e político.
  • Repúdio por todas as formas de discriminação, especialmente em relação a atitudes racistas, sexistas/generistas e trans- e interfóbicas.
Anúncios